Por: A Tribuna
06/07/2023
09:07

A Polícia Federal (PF) de Campinas (SP) faz, na manhã desta quinta-feira (6), uma operação contra crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. De acordo com a corporação, os investigados praticavam operações de evasão de divisas, fraudes em contratos de câmbio e transações irregulares de instituições financeiras. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 129 milhões em bens e valores dos envolvidos.

No total, são cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de São Paulo, em Campinas (SP), Amparo (SP), Pedreira (SP), São Caetano do Sul (SP) e Santos (SP). Os alvos se dividem em pessoas físicas e jurídicas.

A investigação teve início em outra operação, deflagrada em maio de 2021. Na ocasião, foi descoberta uma empresa, com sede em Amparo, que, segundo a Polícia Federal, atuava como correspondente bancário e se utilizava do grande volume de capital que recebia para praticar crimes.

Ainda de acordo com a PF, a empresa se utilizava do dinheiro de pagamentos de contas de luz, água e outros boletos, para fornecer dinheiro em espécie a operadores financeiros paralelos.

Além disso, a companhia também comercializava moeda estrangeira sem autorização e intermediava operações de evasões de divisas, conhecida como dólar-cabo, quando o dólar é negociado no mercado paralelo para depósito no exterior.

A operação desta quinta, que recebeu o nome de "Deep Bank", tem o objetivo de reprimir a evasão de divisas e operações irregulares de instituições financeiras, com foco em clientes da empresa que atuava como corresponde bancário e utilizaram dos serviços da companhia para fazer remessas ilegais de dinheiro para fora do Brasil.

O nome da operação é uma referência à Deep Web para revelar um "submundo bancário". As penas somadas chegam a 26 anos de prisão. Os crimes pelos quais os suspeitos vão responder são: gerir fraudulentamente instituição financeira; operar sem autorização instituição financeira; usar falsa identidade para fazer operações de câmbio e evasão de divisas. (fonte G1 – Campinas)

Quem são os alvos?

  • Pessoa física – Alphaville, Campinas – operador do sistema
  • Pessoa física – Jardim São Francisco, Amparo – doleiro
  • Empresa – Centro, Santos – doleiro
  • Pessoa física – Ponta da Praia, Santos – cliente
  • Pessoa física – Olímpico, São Caetano do Sul – cliente
  • Empresa – Jardim São Jorge, Pedreira – cliente
  • Pessoa física – Centro, Pedreira – cliente
  • Pessoa física – Jardim Triunfo, Pedreira – cliente

  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78